O que fazer em um final de semana em Porto Alegre

O que fazer em um final de semana em Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade vibrante, de contrastes históricos e culturais, perfeita para quem busca experiências completas mesmo se for para curtir somente por um curto período, como um final de semana.

A equipe da Destino Living, especialista em turismo na capital gaúcha - e não só hospedagem -, preparou um roteiro imersivo e estratégico para que os visitantes aproveitem ao máximo um final de semana — claro, com conforto, mobilidade e economia ao se hospedar em nossos apartamentos.

Dia 1 – História, sabores e pôr do Sol

Manhã – Mercado Público & Centro Histórico

Comece o dia na emblemática Praça da Alfândega e siga até o Mercado Público Central, inaugurado em 1869 e coração pulsante da cidade. O visitante pode encontrar produtos típicos, bancas de chimarrão e petiscos históricos como no centenário Gambrinus.


Antes de mergulhar na culinária, vale uma caminhada pelo entorno — como a charmosa Praça da Alfândega — para agradecer pela atmosfera centenária.

Tarde – Fundação Iberê Camargo & Orla do Guaíba


Depois, um passeio cultural pela Fundação Iberê Camargo, com sua arquitetura deslumbrante à beira do Guaíba, oferece uma experiência de arte contemporânea e vistas cinematográficas do lago - que é conhecido por todos não como lago, mas como “rio Guaíba”.


Estacione ou chegue de Uber, e encerre a tarde na Usina do Gasômetro, que hoje é centro cultural e ponto de encontro para ver o pôr do sol caindo sobre as águas do Guaíba.

Noite – Gastronomia estratégica

Finalize o dia jantando em um dos restaurantes recomendados em nosso outro blog, sobre as melhores experiências gastronômicas de Porto Alegre, como o sofisticado The Raven ou o autêntico Koh Pee Pee, todos localizados a poucos passos dos apartamentos da Destino Living — ideal para quem preza por mobilidade e sofisticação.


Dia 2 – Cultura gaúcha, parques urbanos e vida local

Manhã – Parque Farroupilha (Redenção)


Comece o segundo dia num local que respira tradição: o Parque Farroupilha, também chamado de Redenção, com seus 40 hectares de áreas verdes e programação como a Feira Ecológica aos sábados e o charmoso e tradicional Brique da Redenção que acontece todos os domingos. Ali que se sente o pulso do povo gaúcho de Porto Alegre.

Inclusive, você pode aproveitar para se deleitar nas especialidades da, também tradicional, Confeitaria Maomé, que está no coração dos porto-alegrenses desde 1977.

Tarde – Museus e cafés boêmios


Após um almoço leve, vá ao Museu Júlio de Castilhos, onde se conhece a história do Rio Grande do Sul, dos tempos coloniais à Revolução Farroupilha.

Em seguida, caminhe até o parque Moinhos de Vento - ou como conhecido pelos locais, Parcão, um refúgio em meio ao movimento urbano com muito verde, playground para os pequenos, pista de cooper e corrida, além de várias opções de cafés e restaurantes ao redor — perfeito para uma pausa revigorante.


Noite – Vida noturna no bairro Cidade Baixa

Para o jantar, uma opção super local é visitar os bares e pubs da Cidade Baixa, um reduto boêmio da capital, onde é possível encontrar ambientes com música ao vivo, botecos acolhedores e drinks regionais como caipirinhas com frutas gaúchas.

Indicamos usar Uber para mais segurança e comodidade, inclusive para poder desfrutar desses drinks deliciosos com maior tranquilidade.

Dia 3 – Arte, arquitetura e contemplação

Manhã – Casa de Cultura Mario Quintana & MARGS


Viaje a partir dos altos do edifício que foi lar do poeta Mario Quintana — hoje a Casa de Cultura Mário Quintana é um centro cultural repleto de poesia, exposições e eventos, que também conta com cafeterias como o Lola Bar e o Luciamaria.

Depois, siga para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), situado na Praça da Alfândega, e admire o acervo que destaca tanto artistas locais quanto referências nacionais.


Tarde – Passeio pela Orla & passeio de barco

Volte à orla do Guaíba para um passeio de barco no 'Cisne Branco' ou embarcações locais.

Esse trajeto oferece uma visão inédita da cidade, especialmente ao entardecer. E vale conferir sua programação antecipadamente, já que muitos eventos legais acontecem no Cisne Branco com frequência!

Noite – Despedida com gastronomia memorável

Para fechar o final de semana com chave de ouro, jante em restaurantes como o francês Le Bateau Ivre ou mesmo um dos favoritos de muitos visitantes que gostam de se aprofundar nas culinária tradicional local, como o regional Capincho.


A proximidade com o Moinhos de Vento facilita o retorno ao conforto das acomodações da Destino Living sem abrir mão da sofisticação.

Por que a Destino Living faz toda a diferença

Localização estratégica

Os apartamentos da Destino Living estão situados nos bairros Moinhos de Vento e Centro, cercados por atrações, gastronomia de alto padrão e excelente mobilidade — Uber ou transporte público ficam sempre à mão.

Experiência personalizada

A equipe oferece suporte com dicas exclusivas, descontos em restaurantes e roteiros customizados, além da opção de café da manhã todos os dias na sua porta, garantindo que o visitante aproveite cada segundo da estadia.

Flexibilidade para todos os perfis

A estrutura atende bem tanto viajantes solo, quanto casais, grupos e famílias — com ambientes acolhedores, segurança e toda a comodidade para que ninguém precise sair totalmente da rotina e de seus hábitos.


Pronto para planejar seu final de semana?

A equipe da Destino Living está preparada para oferecer uma hospedagem que combina localização, conforto e acesso aos melhores programas de Porto Alegre.

Reserve agora seu apartamento e tenha à disposição roteiros exclusivos, atendimento personalizado e toda a estrutura para viver a cidade com autenticidade.

Descubra Porto Alegre. Experimente de perto sua cultura. Viva a experiência Destino Living.